2019: Um ano de
"Lutas e Vitórias"
Belíssima apresentação realizada por alunos e professores
Por Alexandre Fernandes de Oliveira
01 de fevereiro de 2020
É chegado o momento tão esperado, mochila preparada com o kimono novo ou aquele que carrega o registro de cada dia suado de um aprendizado constante, cheio de força de vontade e energia. Porém dessa vez com um tratamento especial, lavado e passado para o grande momento. Existem aqueles que provavelmente até dormiram agarrados ao seu kimono passado e com um perfume de amaciante, sonhando com a sua nova faixa.
Ah! crianças, como é maravilhosa essa época de nossas vidas. Mas os adultos também não ficam atrás, pegam suas faixas e simultaneamente passa um filme em suas mentes, todo sacrifício e dedicação por amor a uma arte marcial. É o dia de troca de faixa, um degrau a mais na busca da sua faixa preta. As horas parecem intermináveis, o coração acelera, e um pouco de medo toma conta de seu momento, pois não sabem como será a sua apresentação diante de seus familiares que estarão presentes, curiosos para conferir o desenvolvimento e o aprendizado. Estarão presentes cheios de orgulho e para aplaudir a conquista da faixa.
Os pequenos guerreiros escutam atentos as palavras do mestre.
Neste momento cada um se sente especial, o centro das atenções e várias perguntas fazem a si mesmo. “Será que vou fazer bonito, e se der branco e eu não conseguir sair do lugar. Aí meu Deus me ajuda!” Mas tudo isto faz parte de nossas vidas em todos os sentidos, escola, faculdade, trabalho ou a busca dele, nossos sonhos e até mesmo as nossas conquistas. Isto é o ciclo da vida. Aprendemos a cada dia durante toda a nossa trajetória, e neste dia de entrega de faixa, passamos também a ter mais uma etapa de aprendizado. O início de um novo treinamento, que levamos para nossa vida familiar e social. Lapidamos nosso espírito, vencendo os medos e ganhando autoconfiança para superar as adversidades da vida. O karatê-ashi vai muito além do físico, nos torna seres mais humanos e fortes.
Quero parabenizar a todos pelo exame espetacular em que cada um superou suas dificuldades e mostrou domínio de sua arte. Mostrou aos mestres e faixas-preta respeito ao seu colega adversário e colocou a prova todo seu aprendizado.
Parabéns guerreiros. OSS
Mestre Luiz Ribeiro Távora ao centro, e da esquerda para a direita os professores Edson Padovesi, Alexandre Abel e Gladson Ryu.
A entrega de faixas 2019 foi assim na fator+
Mais que espetacular.
A entrega de faixa foi regada de cores, todos receberam a sua faixa colorida e os faixas preta mais uma graduação. A cada nível de faixa, começando pelos faixas branca para amarela, era entregue junto com a faixa o seu certificado e os que mais se empenharam durante treino, uma medalha.
A cada nível de faixa era feito uma demonstração de movimentos e seus respectivos katas, (batalhas simuladas) em todos os ângulos. Os alunos demonstraram também total domínio do aprendizado nos combates, lutas combinadas de apenas braços ou pernas, e também nos combates livre, deixando seus familiares maravilhados com a capacidade de se defender e atacar com total convicção e consciência no que deve ser feito no momento de cada combate. Sentiram o desenvolvimento de cada aluno. A cada nível de faixa entregue as apresentações foram ficando mais complicadas e com aquele ar de superação e técnica que vemos nas telas do cinema. Este ano a evolução dos alunos deixou até mesmo o mais experiente, mestre Luiz Távora, admirado e orgulhoso. A apresentação dos faixas pretas e graduados este ano foi espetacular deixando todos que assistiam impressionados com o realismo.
Apresentação dos faixas laranja em combate livre.
Os alunos formandos tiveram seu momento de fama fazendo poses para fotos com seus familiares e professores. Momento único e indispensável para aquela fotografia, para registrar e ficar na história de suas vidas. Momento esse que cada um sente que a sua missão foi cumprida. Todo o nervosismo, dúvidas e medo durante o treinamento para o exame e até mesmo no dia do exame deram espaço a uma sensação de vitória e domínio consigo mesmos. E é este um dos caminhos do karatê-ashi, vencer a si próprio superando suas dificuldades, seus medos. Após todos tirarem suas fotos, se abraçarem como vitoriosos olímpicos, houve uma confraternização. Cada família levou seu pratinho de salgado, doces, bolos e refrigerantes para a comemoração. Toda essa alegria contagiante é que faz todos nós do karatê-ashi ser uma família de verdade muito além de uma simples academia. Este é o legado de nosso mestre Luiz Ribeiro Távora, e que nós faixa preta não iremos abrir mão de seguir o seu legado.
Muito obrigado mestre Luiz Távora e a todos os alunos SBKA
Saudosamente agradecido e orgulhoso.
Alexandre Fernandes de Oliveira
Entre também em nosso facebook para ver todas as fotos.