top of page

Artes marciais: os tipos mais conhecidos e praticados no mundo

Entenda os principais objetivos dessas técnicas milenares e conheça as diferenças entre algumas das modalidades mais famosas

FotoMateria02.jpg

Os principais tipos de artes marciais (Foto: RENE RAUSCHENBERGER/Pixabay)

Fonte: https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/karate-kid-musical/

Por: Marília Marasciulo

27 de janeiro de 2020 às 11h07

Desenhos de batalhas em cavernas que datam entre 10.000 e 6.000 a.C. mostram que os humanos lutam desde o período Epipaleolítico. O termo arte marcial, por sua vez, tem origem na Roma antiga e deriva do Deus greco-romano Marte, que ensinou a técnica de luta aos humanos.

Embora sejam em geral associadas às culturas asiáticas, as artes marciais não são restritas à Ásia. Entenda:

Proteção pessoal
 

O principal objetivo de qualquer arte marcial é se defender atacando. Elas podem estar ligadas a crenças em religiões ou filosofias, como o budismo, ou seguir algum código específico de honra não necessariamente relacionado à espiritualidade. Em geral, porém, todas focam na intensidade física e no estado mental do praticante.

Variações e objetivos
 

As artes marciais podem ser categorizadas de acordo com diferentes critérios: estilos tradicionais ou contemporâneos, com uso de armas ou sem armas (envolvem uma variedade de golpes como quedas, chaves, imobilizações, socos, chutes, joelhadas e cotoveladas), e tipo de aplicação (se é para autodefesa, como esporte, uma coreografia ou meditação).

Oriente x Ocidente


No oriente, as artes marciais em geral fazem parte de um sistema filosófico, com a crença de que contribuem para a formação de caráter por criarem consciência sobre a futilidade da competição. Já no ocidente, embora a tradição greco-romana buscasse aplicar o método científico às práticas, elas atualmente estão mais vinculadas à luta e defesa pessoal.

Os tipos mais conhecidos e praticados

 

No mundo moderno, as artes marciais se popularizaram como prática esportiva, com alguns estilos incluídos nas Olimpíadas. Alguns dos mais conhecidos são:

Karatê

Desenvolvida a partir da arte marcial indígena de Okinawa com influência da arte da guerra chinesa, envolve socos, pontapés, golpes de joelho, cotoveladas e técnicas de mão aberta.

Muay Thai

Esporte nacional da Tailândia, é um dos estilos mais usados por lutadores de MMA.

Boxe

O esporte olímpico é talvez o tipo de arte marcial mais conhecido, em que dois lutadores usam apenas os punhos (com luvas características) para atacar o oponente.

Kickboxing

Uma combinação de karatê, Muay Thai e boxe, não permite o uso de cotovelos e joelhos.

Taekwondo

Outra arte marcial considerada um esporte olímpico, é originária da Coreia, tem foco nas pernas e nos punhos. A demonstração de poder também é exercida por meio de cortes de tábuas ou tijolos usando somente o corpo.

Kung Fu

Mais do que um estilo único de arte marcial, Kung Fu é o termo usado para descrever diferentes estilos de lutas chinesas. Surgiu há mais de 4 mil anos, e seus movimentos de ataque e defesa são inspirados na natureza.

Capoeira

Criada no Brasil por escravos africanos, combina artes marciais, esporte, cultura popular, dança e música. Os golpes são principalmente chutes e rasteiras, mas podem incluir cabeçadas, joelhadas, cotoveladas e até acrobacias aéreas.

bottom of page