do
Segunda fase Internacional
Por Alexandre Fernandes de Oliveira
02 de maio de 2020
UIP-SBK e COBRAM
Treino de reciclagem no CERET - Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador.
Me lembro como se fosse hoje, os treinamentos a portas fechadas na Sociedade dos Amigos de Vila Formosa, em que só os faixas marrom e preta eram escalados para um treinamento incessante e rigoroso de até 6 horas. O mestre Luiz sempre foi rigoroso e correto com seus horários, não admitia atrasos. Os portões eram fechados as sete horas da manhã. E começava ali um treinamento sagrado, aperfeiçoávamos cada movimento. Nossa meta era alcançar o máximo possível a perfeição e fazíamos isso por amor, cada um de nós tínhamos responsabilidade e comprometimento com o nosso objetivo. E ali era uma luta pela conquista do título de federação, ver a nossa academia reconhecida e respeitada. Era também, uma honra lutar por nosso mestre.
Os treinamentos começavam com aquecimento e exercícios que exigiam força física junto com agilidade, subíamos as escadarias da sociedade com um companheiro de treino em nossa costa, fazíamos saltos de barreiras e rolamentos, tudo para evitar uma queda durante um combate. E a maior parte do treino, era dedicado as técnicas de defesas e ataques, os katas e bunkai. Era maravilhoso ver o resultado de nossos esforços a cada treino e voltar para casa renovados.
Os domingos eram maravilhosos e inesquecíveis, tínhamos a família do karatê pelas manhãs, e a nossa quando voltávamos para casa, o almoço de domingo com a família. E como nós, tenho certeza que nosso mestre também tinha a sensação de missão cumprida na semana. Sem dúvida nenhuma, foi uma época de crescimento, um marco para o amadurecimento de todos nós.
1992
Durante esse período de treinos secretos para aperfeiçoar a arte dos Guerreiros, mestre Luiz Ribeiro tem conversado com muitos representantes ligados as artes marciais e esportes de combate. Sempre buscando informações para realizar torneios, e para que os guerreiros pudessem mostrar suas habilidades e profissionalismo.
O "SBK - Sistema Brasileiro de Karatê-Do", foi muito divulgado em todos os lugares pelo mestre, que ganhava mais conhecimento no meio, e ao mesmo tempo, era também cada vez mais conhecido entre os organizadores. Com todo empenho e seu jeito carismático, mestre Luiz Távora é convidado a ser um dos fundadores e vice-presidente da entidade COBRAM - CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ARTES MARCIAIS E ESPORTES DE COMBATE.
1993
O mês de fevereiro se torna um marco para os praticantes SBK. É fundada a "UIP-SBK - União Internacional dos Praticantes do Sistema Brasileiro de Karatê-Do", entidade civil, privada, desportiva, cientifica, filantrópica, representativa, honorífica, técnica, moral, personalidade jurídica sem fins lucrativos políticos-partidário ou religioso, com filiação de 22 associações.
Neste mesmo ano é fundada a COBRAM (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ARTES MARCIAIS E ESPORTES DE COMBATE).
Campeonatos
A entidade COBRAM promoveu o Primeiro e Maior Torneio de todas as Artes Marciais (antes do UFC e MMA), com a participação na organização do Campeão Mundial de Full Contact - Professor Batarelli, e o também Campeão - Professor Zorello, com participação de Associações de Capoeira, Full Contact, Hapkido, Kung Fu, Karatê, Muay Thai, Kickboxing, Taekwondo e Karatê-ashi. O karatê-ashi foi a modalidade com maior número de vitórias e troféus, no individual, alguns troféus de 2º e 3º lugares.
A UIP-SBK, promoveu vários Torneios Beneficentes de karatê-do, feito duas vezes ao ano, no mês de junho para arrecadação de roupas e no mês de dezembro para arrecadação de alimentos. Sempre destinados para Entidades Filantrópicas Pública e Privada. O maior de todos os eventos foi feito no “Ginásio do Ibirapuera” – dezembro de 1993 – foram arrecadados 12.000 kg de alimentos destinados à “Fundação C.A.S.A. CENTRO DE APOIO SOCIAL E ASSISTÊNCIA - PREFEITURA DE SÃO PAULO”.
Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro
Ibirapuera, dezembro de 1993
...
1994
Mestre Luiz Távora faz mais uma mudança na denominação "Karatê-Do", aperfeiçoando ainda mais a sua arte marcial através de seus estudos. Até mesmo os mestres continuam estudando durante toda a sua vida.
"A expressão NÃO representa o TOTAL-POTENCIAL das armas da defesa pessoal desarmada, pois segrega do nome, a presença em potencial das PERNAS, passa então a ser denominado 'Karatê-ashi' – 'TE-ASHI' – mãos e pernas desarmadas, defesa pessoal desarmada".
Mestre Luiz Ribeiro Távora
Criador e Fundador do SBKA
Uma marca para o Futuro
Com boas e novas perspectivas para o futuro, o logotipo é modificado exatamente dez anos depois da última alteração, para uma nova fase dos guerreiros. Surge um karatê que abrange muito mais o uso das pernas, tornando a sua essência com movimentos práticos, mais rápidos em sua resposta e mais eficaz.
Este é o "Karatêashi-Do - Guerreiros".
UIP-SBK, participa de
programa de TV
Mestre Luiz no programa Note e Anote, de Ana Maria Braga.
Neste mesmo ano, Mestre Luiz Távora é convidado por patrocinador da TV Record, a fazer uma entrevista e apresentação de Karatê-ashi, no programa “Note e Anote” com Ana Maria Braga, homenageando o dia da mulher.
O programa mostrou a inserção da mulher na prática da arte marcial do Karatêashi-Do, abordando seus principais fundamentos, filosofia e objetivos do S.B.K.
Professores Joãozinho e Luciana (in memorian).
Professores Osmair e Rose. Demonstração de defesa e ataque.
Professores Joãozinho e Luciana (in memorian). Demonstração de defesa e ataque contra faca.
Campeões em Foz do Iguaçu
Representantes da "UIP-SBK - União Internacional dos Praticantes do Sistema Brasileiro de Karatê-Do" participam do Torneio Internacional de Artes Marciais em Foz do Iguaçu em três dias: 04, 05 e 06 de dezembro de 1994, conforme certificados, troféus e medalhas.
Encerramento da COBRAM
“Em 1994 se encerra as atividades da COBRAM. Mestre Luiz Távora solicitou a renúncia de toda a diretoria da COBRAM por improbidade administrativa, devido a este fato a entidade veio a ser extinta”.
1995
O S.B.K. - Karatê-ashi Guerreiros se associa a F.P.K.I. - Federação Paulista de Karatê Interestilos e passa a participar dos Torneios Municipais e Estaduais da Entidade, conforme alvará.
Mestre Luiz Távora é reconhecido pela F.P.K.I. - Federação Paulista de Karatê Interestilos e lhe é outorgado o mérito de 6º Grau faixa preta, sob registro nº 1020 da entidade.
1996
Profº Joãozinho (In Memorian) e a equipe de karatecas de 1996.
Acontece a 1º Copa Internacional de Karatê Interestilos, em Mendoza, Argentina. Organizada pela F.P.K.I. - Federação Paulista de Karatê Interestilos, onde mestre Luiz Távora e um dos diretores do conselho. O Brasil compete com 250 atletas, entre estes a equipe S.B.K. Karatê-ashi, foi a maior delegação de karatê já enviada para o exterior. O Ministro de Estado Extraordinário: Edson Arantes do Nascimento (Pelé), congratula e parabeniza a Federação Interestilos, seus diretores e atletas.
Profº Joãozinho (In Memorian), Márcio e Rodnei. Equipe de karatecas de 1996.
Foto antes do início das competições.
Foto antes do início das competições.
Final do campeonato. Foto de um "ushiro-gueri-keage"
Mestre Luiz e a política
Um dos alunos mais antigos do S.B.K. Karatê-ashi Guerreiros, concorreu a vereador por São Paulo, pelo PRONA e se elegeu, convidado para ser assessor de gabinete, mestre Luiz Távora aceitou até o fim do mandato do mesmo.
A “UIP-SBK” manteve-se ATIVA de 1990 a 1996, após esse período por motivos técnicos e administrativos, houve a dissensão entre os organizadores e associados, por este motivo a entidade “UIP-SBK” cessou suas atividades e encontra-se INATIVA.
1997
Torneio beneficente organizado pelo Rotary Club de São Paulo - Vila Formosa, em parceria com a UIP SBK – Karatê-ashi Guerreiros, realizado no CERET - CENTRO ESPORTIVO E RECREATIVO DO TRABALHADOR, com participação de 2000 atletas e grande público e familiares. Devido a seu caráter beneficente conseguiu arrecadar 5 toneladas de agasalhos destinados pelo Rotary Club de São Paulo - Vila Formosa a entidades carentes.
1998
Mestre Luiz Távora motivado por amigos concorreu a deputado estadual por São Paulo pelo PRONA, partido do competente Dr. Enéas Carneiro, fez dobradinha federal com o também ilustre professor e ministro da economia Delfin Neto, não alcançando o número de votos necessários para se eleger.
2002
Mestre Luiz Távora associa a equipe de competição do S.B.K. - Karatê ashi à F.B.K.K. - Federação Brasileira de Karatê-do e Kobu-do, nessa federação seus atletas conquistam considerados números de troféus e medalhas. Mestre Luiz Távora recebe título de KYOSHI do Sistema Karatê-ashi, Dojo-Shoreikan lhe é outorgado 7º Grau faixa preta, conforme registro número 1638 da federação.
2003
Manifesto da UIP SBK - União Internacional dos Praticantes do Sistema Brasileiro de Karatê-ashi, por seu presidente, mestre Luiz Távora, em apoio ao projeto de lei 7370/02 de autoria do exmo. Dr. Deputado Federal Luiz Antônio Fleury, contra as distorções da lei 9696/98 que regência os profissionais de educação física, querendo incluir no rol da educação, as Artes da Cultura Milenar e Filosófica, do Autoconhecimento como exemplo a YOGA, Karatê e Kung Fu, diversidade das artes marciais e atividades afins, que antecedem às grades e cadeiras acadêmicas, evoluem apoiadas na profundidade da vivência e experiências do empirismo já aprovados.
2004
Mais uma expressiva mudança. A criação de uma nova marca para acompanhar o logotipo do guerreiro, e representar a evolução no treinamento com as pernas e toda a obra de Luiz Távora. Nada mais justo que simbolizar o logotipo com uma foto do mestre em um salto que identifica bem as técnicas de perna.
2011
Em 2011, o Karatê-ashi ganha a sua última e definitiva alteração até este momento. Foram 30 anos de estudos e desenvolvimento do mestre Luiz Ribeiro, que teve início em 1981 após o fim de sua missão com os "Dragões do Karatê-Do", legado que marcou a sua vida e guarda boas lembranças.
Mestre Luiz Ribeiro Távora cria a sua "Ordem", a sua obra de arte tornando a essência dos guerreiros a realidade de anos de treinamento e pesquisas no caminho da verdade para aperfeiçoar o SBK em respeito pelas artes marciais e e respeito ao próximo.
Todo seu estudo transformado em inovação, organização e técnicas mais avançadas, muito mais simplicidade e eficácia.
A beleza de seus kata´s aliados a filosofia de vida dando levando a honra a guerreiros por serem mais humanos e com o caráter intocável trilhando o caminho da paz e da sabedoria. Guerreiros que participaram de toda essa jornada, e, os novos que estão começando por orgulho de fazer parte de um legado, que ouviram através de histórias contadas pelos seus pais e avós.
A essa arte damos o nome de:
"Ordem Karatê-ashi Távora"
"O mais nobre sistema de luta, defesa pessoal,
autocontrole
e filosofia de vida".
2015
Uma nova etapa e uma nova missão
Em homenagem ao trabalho deste grande mestre brasileiro nas artes marciais. Seus alunos prepararam um novo desenho em comemoração aos 34 anos de criação do "S.B.K. - Guerreiros do Karatê-Do".
Valorizando ainda mais o nome da academia e inovando com uma identidade visual moderna a altura de uma arte marcial tão bem estruturada como é o Karatê-ashi. Seus alunos mais velhos agora seguem o seu legando dando continuidade e "sustentabilidade" a seu nome.
Mestre Luiz Ribeiro Távora
Criador e Fundador do SBKA
Brasão
SBK
Guerreiros do Karatê-Do
O logo do Guerreiro SBK em sua nova versão, agora sem o vermelho do dragão e totalmente moderno, passando para a cor preta e branca, usando a mesma identidade visual do kimono karatê-ashi do faixa preta. Nível tão sonhado por muitos e alcançado por poucos. Pensamos neste logotipo em uma forma de incentivar os praticantes a não desistirem de seus objetivos.
Logo
Ordem
Karatê-shi Távora
Novo traço para o desenho do mestre em seu salto em uma foto histórica do ano de 1982. A fase da academia SBK Dragões Guerreiros do Karatê-Do
Início de uma nova década.
Salve guerreiros. OSS
2020
...
...
...
2021
A nova geração de guerreiros assumem o SBKA, e continuando com o legado e os ensinamentos de seu mestre, consolidam o sistema.
Ordem Karatêashi-Do Távora Guerreiros
Nosso Gão-mestre
Em dezembro deste mesmo ano, mestre Luiz R. Távora sobe mais um degrau em sua história nas Artes Marciais passando de Hanshi para Shihan.
Ganhando com sua dedicação e sabedoria o título de Grão-mestre, e recebe de seus alunos uma homenagem.