Revista
Outubro de 1993
UIP - S.B.K. GUERREIROS DO KARATÊ
Redator: J. B. Henrique
Cerimônia de colocação de faixas – S.B.K.
As artes marciais vêm conquistando, nos últimos anos, grande espaço em nosso país. Com isso, cada vez mais pessoas passam a frequentar as academias na busca de uma melhor performance para o corpo e para a mente.
Ao contrário de outras práticas esportivas, as artes marciais, não proporciona à seus praticantes somente o bem estar físico, como também e, principalmente o bem estar mental. Como diziam os filósofos gregos, "Corpore Sano, Mens Sana”, ou seja, Corpo Sadio, Mente Sadia.
Apesar de terem sido trazidas pelos povos do oriente, as artes marciais não podem deixar de passar por uma adaptação, para serem praticadas pelos brasileiros. Esta é a opinião de um dos mais consagrados mestres de artes marciais de nosso país.
Praticante de karatê à mais de vinte anos, o mestre Luiz Távora, faixa preta desta modalidade, formado em educação física pelo Centro de Ciências do Esporte da Universidade de Mogi das Cruzes, possui cursos de extensão universitária nas áreas de musculação, treinamento aeróbico, nutrição, Educação Física Aplicada a Fisiologia da Criança, treinamento para sedentários e cardiopatas, psicologia do treinamento, entre outros, resolveu, baseado em sua larga experiência, adotar um método científico para a pratica do karatê pelos brasileiros. Fugindo das formas tradicionais que eram empregadas pelos orientais, o mestre Luiz Távora, depois de vários anos de estudos, resolveu criar um sistema de treinamento mais apropriado ao biotipo-físico de nosso povo. Assim nasceu o SBK Sistema Brasileiro de Karatê
S.B.K. GUERREIROS DO KARATÊ
S.B.K. é um Sistema de Arte Marcial que reúne, os elementos simples de uma Arte milenar oriental para formar a complexidade ECLETICA, CIENTÍFICA, DISCIPLINAR e PEDAGÓGICA de seu COMPOSTO. Dentro de uma visão contemporânea ocidental e princípios culturais do Brasil, que partem de fundamentos e princípios e chega a consequências: demonstração matemática das proposições de uma Arte ou Ciência esportiva pela simples dedução das que já estão provadas; Organização mental, intelectual e empírica de um sistema, adaptado a IMAGEM, MODO DE PENSAR, SENTIR E AGIR DO BRASILEIRO, explorando e valorizando seu potencial criativo.
O S.B.K. é, acima de tudo, uma Arte Marcial que põe a prova o CARÁTER, a PERSONALIDADE, o ESPÍRITO e o ORGANISMO de quem o pratica, FAZENDO com que uma LUTA-INTERNA exista para o praticante, levando-o a desafiar e VENCER a si próprio, superando suas fraquezas à medida que explora e libera seus potenciais.
A praticar a disciplina de arte marcial pelo método do sistema brasileiro de karatê (SBK) é sair em busca do auto-conhecimento, é triunfar sobre a IGNORÂNCIA de si mesmo, TENDO O CORPO COMO CAMINHO E A MENTE COMO ESTUDO, buscando entendimento em si no que transcende o plafísico e técnico, pois o SBK é muito mais do que uma LUTA, o SBK, está muito além do simples objetivo de DEFESA-PESSOAL. A LUTA e a DEFESA-PESSOAL na visão da disciplina do método do SBK, são apenas um meio, uma ligação, uma ponta e NÃO o FIM do SBK em si mesmo. É um TOLO quem PENSA que as artes marciais têm como objetivo ensinar somente a LUTAR, a BRIGAR ou desencadear os caminhos da violência, PENSAR ASSIM é IGNORAR, muito pelo contrário, as ARTES MARCIAIS praticadas com espírito NOBRE GUERREIRO, é muito mais que uma LUTA, transcende a violência que aparenta, e se configura INIBIDORA da agressividade, transformando-se em um detonador da SOLIDARIEDADE, FRATERNIDADE, IGUALDADE, COMPREENSÃO e RESPEITO.
Desenvolvimento chute lateral voador numa aula infantil - S.B.K.
O SISTEMA BRASILEIRO DE KARATE (SBK) propõe objetivos de defender e realçar o TRABALHO, VALOR e ESFORÇO CRIADOR do BRASILEIRO por acharmos que qualquer disciplina - cultural, de qualquer ORIGEM, permite o ajustamento de seus princípios no ESTUDO da realidade contemporânea de nosso pais, contribuindo para enriquecimento da CULTURA brasileira, uma vez que, achamos nela conotações e adaptações aplicáveis a nossa conjuntura pátria, quer no campo do ESPORTE, da PEDAGOGIA ou da SOCIOLOGIA, prestigiando os valores NACIONAIS, para que com este procedimento possamos ter o DIREITO de CONSTRUIR nossa AUTÊNTICA-IMAGEM e defendê-la contra deformações tendenciosas exteriores, agindo sempre com nobreza de princípios e dignidade de caráter para formamos uma consciência-coletiva firmar-nos em alto grau no conceito das artes marciais.
A CULTURA de um POVO se expressa pelas ARTES, sejam elas naturais, culturais ou acadêmicas, por isso NÃO devemos DESENVOLVER, CULTIVAR e CONSERVAR o perfil fidedigno de culturas exteriores pois, o problema da cultura é fundamental para a NAÇÃO, porque trata a CULTURA do SENTIDO, da FINALIDADE, PERFIL e existência de um POVO, e somente UM POVO ADULTO medida sobre o conceito cultural no seu sentido AMPLO, COMPLETO e UNIVERSAL.
Demonstração de defesa pessoal para faixas preta - S.B.K.
Só assim teremos um meio seguro de FIRMAR nossos valores e promover a soberania cultural no nosso PAÍS, de um PAÍS GIGANTE, protegendo e fortalecendo a realização de nossos ideais e afirmar a amplitude de nossa CULTURA, conforme resguarda nossa CARTA MAGNA no seu CAPÍTULO 3, ART 217, INCISO 4 que reza "É DEVER DO ESTADO FOMENTAR PRÁTICAS DESPORTIVAS FORMAIS E NÃO FORMAIS COMO DIREITO DE CADA UM, observados: A PROTEÇÃO E O INCENTIVO ÀS MANIFESTAÇÕES DESPORTIVAS DE CRIAÇÃO NACIONAL” - O espírito OBJETIVO e o Espírito SUBJETIVO constituem a existência de uma “unidade", portanto, uma NAÇÃO ou CIDADÃO alcança sua auto-realização quando CRIA sua própria CULTURA. É a personalidade a maior DITA de um HOMEM, reveste-o do mais alto sentido sua vida quando explora seu próprio potencial, MOLDA sua civilização e desenvolve sua própria CULTURA. Daí nossa parcela de participação na extensão e na AMPLITUDE da CULTURA BRASILLEIRA pela transformação, renovação e adaptação do karatê - ortodoxo à nossa realidade, no seu MÉTODO, FORMA, TÉCNICA E ESPÍRITO, MOTIVADO PELO POTENCIAL e VERSATILIDADE criadora ORIUNDA da MISCIGENAÇÃO BIO-FÍSICA, INTELECTUAL e ESPIRITUAL da CULTURA BRASILEIRA, resultando na Implantação do "SBK - GUERREIROS DO KARATÊ” - Sistema de LUTA e AUTO-CONTROLE que HOJE conta com mais de 3.000 praticantes, só no estado de São Paulo, através de suas academias, método este desenvolvido e adaptado em 25 anos de estudo e prática pelo seu CRIADOR e FUNDADOR mestre LUIZ R. TÁVORA, prof. de ed. física formado pelo Centro de Ciências do Esporte da Universidade de Mogi das Cruzes, registrado no MEC sob n. 156,734, com cursos de extensão universitária em MUSCULAÇÃO, TREINAMENTO AERÓBICO, NUTRIÇÃO, ED. FÍSICA APLICADA A FISIOLOGIA DA CRIANÇA, TREINAMENTO PARA SEDENTÁRIOS E CARDIOPATAS, PSICOLOGIA DO TREINAMENTO, etc.
Técnica livre de chute lateral por faixa verde - infantil feminino 7 anos - S.B.K.
O SBK - Sistema Brasileiro de Karatê é HOJE uma organização autônoma e FORTE para divulgar e promover seu potencial técnico, perfil e espírito nacionalista através de sua entidade: A UIP - SBK - UNIÃO INTERNACIONAL DOS PRATICANTES DO SISTEMA BRASILEIRO DE KARATÊ, entidade civil, de direito privado, desportiva cientifica e filantrópica, representativa e cultural (registrada no 3. Cartório de Reg. Civil das Pessoas Jurídicas da capital do Est. de São Paulo e na Receita Federal sob o CGC n° 96 524 053/0001-80).
O SBK - SISTEMA BRASILEIRO DE KARATÊ QUER EXPRESSAR, fazer ver crer e valer a alma da nossa nacionalidade ascendente, retratando a busca de nós mesmos com franqueza e sinceridade, NÃO aceitando a alienação dos nossos princípios culturais, como conservar e cultivar a imagem folclórica do kimono que não caracteriza traje-especifico para a prática do karatê nem para os orientais, pois é um hábito cultural e folclórico para PASSEAR, ESTAR, DORMIR, TEATRO, CASAR e praticar ARTES MARCIAIS, como também o espírito religioso marcante e alienatório nos dojo's (salas de treino), como cerimonial de saudação, rituais de reverências ao altar do "dojo", imagem do Buda, solo, paredes e fotos de seus fundadores deste ou daquele "estilo" como cânones espirituais, como se não bastasse, também, a nomenclatura técnica e vozes de comando toda falada em japonês, alienando-nos de nosso rico idioma.
O SISTEMA BRASILEIRO DE KARATÊ identifica se com o movimento renovador que revolucionou outras ARTES, que foram adaptadas à nossa cultura e natureza versátil e criadora de ser, sentir, pensar agir. Podemos citar dois exemplos determinantes e incontestáveis na história da cultura brasileira como segue: O primeiro ocorreu na ARTE do FUTEBOL que tem sua origem inglesa, mas foram os brasileiros que alcançaram supremacia sobre o resto do mundo, porque? Porque não nos limitamos a IMITAR, COPIAR e CONSERVAR o "estilo" e método EUROPEU, LIMITADO, DELIMITADO, PRÉ-DETERMINADO, ORGANOGRAMADO, COLOCADO, RADICADO e quadradinho, digamos assim, fazer o jogo da CULTURA E NATUREZA EUROPÉIA, mas SIM, renovamos revolucionamos O FUTEBOL adaptando-o à nossa realidade, à individualidade versátil e criadora da natureza de JOGADOR BRASILEIRO. Por uma necessidade própria até de Bio-Tipo-Físico, por termos um jogo inerente à ORIGEM, ao RÍTMO, à COR e MISCIGENAÇÃO de nossa RAÇA, prova é que na realidade, após dirigentes, cartolas, técnicos e treinadores “modernizarem" nossos jogadores, formalizando-os ao modelo EUROPEU, métodos de treinamento (muita musculação) e táticas de jogos, igualamo-nos a ELES, perdemos nossa individualidade e criatividade, nosso perfil ÍMPAR e POTENCIAL de JOGAR. Tornamo-nos comuns e, há décadas a saudosa Nação tri-campeã-mundial NÃO saboreia a alegria e o sorriso de grandes vitórias em âmbito internacional.
Momento de combate livre, chute lateral - voador - faixa verde - infantil - feminino - 7 anos - S.B.K.
Técnica livre - exame de faixas - S.B.K.
O segundo exemplo que se identifica com o SBK - Sistema Brasileiro de Karatê, é a ARTE da música clássica erudita, tendo como como figura protagonista e polêmica o nosso HEITOR VILLA LOBOS, com a postura e atitudes que suscitou REFUTAÇÕES e PROTESTOS da chamada "elite brasileira" da música clássica erudita, sofrendo ataques pessoais, chacotas, críticas e obtusa incompreensão de sua ARTE e de seus ideais por NÃO aceitar alienar-se de nossa CULTURA e FOLCLORE CRIANDO uma música clássica erudita, autenticamente BRASILEIRA, voltada à nossa IMAGEM, COR E RÍTMO. Carlos Drummond de Andrade diz que ele captara a essência musical de nosso POVO, ÍNDIOS, NEGROS, TRABALHADORES DE EITO, CABOCLOS, SERESTEIROS DE ARRABALDES, ECOS, RUMORES DERIOS, ENCOSTAS, GRUTAS, CASCATAS, LAVOURAS, JOGOS INFANTIS E ATÉ RISADAS DE CAPETAS DE NOSSO FOLCLORE. Com todas essas impressões musicais da CULTURA e FOLCLORE BRASILEIRO, Villa Lobos associou a polifonia barroca do mestre Johann Sebastian Bach e CRIOU as “BACHIANAS BRASILEIRAS”. Foi, à primeira vista, uma atitude disparatada pois existia e, ainda existe no BRASIL, preconceito pela produção nacional, mas o “índio-inculto”, “índio de casaca” como era chamado Villa Lobos, granjeou renome internacional, por exemplo, ALEMANHA, INGLATERRA e outros países possuem SOCIEDADES, CONSERVATÓRIOS e ORQUESTRAS com SEU-NOME em sua HONRA, a própria UNESCO considerou o ano de 1987 como ANO "VILLA LOBOS", entretanto, pasmem a cruel ironia, só após sua morte, 30 anos depois, o governo brasileiro homenageia o INTERNACIONAL VILLA LOBOS em uma nota de CZ$ 500,00-cruzados, com sua EPÍGIE.
O SBK - SISTEMA BRASILEIRO DE KARATÊ, por ser um método de LUTA e AUTO-CONTROLE, um SISTEMA-ECLÉTICO e NÃO um "ESTILO" pré-determinado e convencionado, tem demonstrado há 25 anos seu potencial de assimilar e aplicar todos os segmentos de LUTAS MARCIAIS e ESPORTES de COMBATE, sem se atrelar a nenhum e poder expressar o que há de eficiente em cada um deles, desde que adaptado e ajustado aos princípios que regem a FILOSOFIA de disciplina e doutrinamento do seu SISTEMA de LUTA e AUTO-CONTROLE, que tem como prioridade determinante a formação do SER HUMANO INTEGRAL, tanto na saúde física, psíquica e moral, TENDO O CORPO COMO INSTRUMENTO E CAMINHO E A MENTE COMO ESTUDO para poder transcender o plano físico e mental e PODER AURIR a experiência da TERCEIRA FORÇA, a ESPIRITUAL.